Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, unidade do Governo do Estado da Bahia sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, promoveu uma ação especial com foco na conscientização e no engajamento dos colaboradores.
A atividade teve como destaque uma Batalha de Paródias, conduzida pelo enfermeiro da Qualidade Douglas Romano e pela gerente de Qualidade da Santa Casa Ruy Barbosa, Karla Fabíola. As equipes participantes foram formadas por meio de sorteio, assim como os temas baseados nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que cada grupo deveria abordar em sua paródia.
As apresentações foram avaliadas por membros da alta gestão da unidade, que destacaram a criatividade, o conteúdo técnico e o engajamento dos participantes. O grande campeão da ação foi o time do Centro Cirúrgico, com uma paródia sobre a quarta meta: Cirurgia Segura. Em segundo lugar, ficou a equipe do Ambulatório, com a primeira meta: Identificação Correta do Paciente.
De acordo com a diretora de Operações da unidade, Rebeca Abbud, que fez parte do júri, a iniciativa teve um papel importante na promoção da cultura de segurança entre os profissionais de saúde. “Com a gincana, conseguimos fomentar a segurança do paciente junto às equipes de maneira mais descontraída. Foi uma forma lúdica de reforçar a importância do cumprimento das Metas Internacionais para garantir a segurança de todos que são assistidos em nossa unidade”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa Ruy Barbosa com a promoção da cultura de segurança, além de fortalecer a integração e o espírito de equipe entre os colaboradores.