Com foco na prestação de um serviço de qualidade no atendimento às pessoas ostomizadas na unidade, as comissões de Feridas e de Humanização do Hospital Metropolitano, unidade de saúde do Governo do Estado gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa, promoveram ação entre os colaboradores, com informações sobre os tipos de ostomia e prevenção de intercorrências. A ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura um pequeno orifício no abdômen, em um órgão interno (estoma), com o objetivo de construir um novo caminho para a eliminação de urina e fezes. De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas ostomizadas no Brasil.
O objetivo foi capacitar a equipe assistencial de todas as unidades do hospital, para que o atendimento adequado possa ser ofertado a este perfil de pacientes, perfil que mudou significativamente nos últimos meses. O treinamento foi realizado pela enfermeira e estomaterapeuta Adriana Leite, que faz parte da equipe responsável pelo acompanhamento de pacientes em tratamento de feridas, ostomias e incontinências fecais e urinárias.
Compartilhando o seu conhecimento, Adriana ensinou, por exemplo, recorte adequado do equipamento coletor de estomias para uma melhor aderência, além de formas de cuidado, para segurança do paciente, bem como capacitar os profissionais para esclarecimentos de dúvidas que por ventura possam surgir, tanto com os pacientes ostomizados e seus familiares. Pacientes ostomizados requerem profissionais especializados para o manejo de estomas e suas intercorrências, favorecendo, assim, uma assistência qualificada e segura.