Faça a sua doação
31 de julho INAC

INAC promove coleta gratuita de exames de creatinina durante Semana Mundial do Rim

INAC promove coleta gratuita de exames de creatinina durante Semana Mundial do Rim

O Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), referência no diagnóstico e tratamento de doenças renais, preparou uma série de ações para celebrar a Semana Mundial do Rim. Nos dias 14 e 15/03, 100 exames de dosagem de creatinina, exame que identifica possíveis doenças renais, para o público geral de forma gratuita.

A programação da Semana Mundial do Rim começou no dia 10/03, com uma caminhada promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Bahia (SBN), no Parque da Cidade, das 8h às 12h. Já nos dias 12 e 13, as atividades aconteceram na Sala de Espera do INAC, com ações voltadas para acompanhantes de pacientes do hospital, com foco na conscientização sobre doenças renais, sua prevenção e a incorporação de práticas saudáveis no dia a dia.

“As ações promovidas no Dia Mundial do Rim visam alertar e conscientizar sobre casos de doenças renais, principalmente as crônicas, cujos pacientes têm que ser submetidos a sessões de hemodiálise continuamente”, destaca Dra Fernanda Albuquerque, Coordenadora de nefrologia do INAC.

“Atualmente atendemos 210 pacientes que realizam hemodiálise ambulatorial, com atendimento em três turnos de diálise, manhã/tarde/noite, de segunda a sábado, sem interrupção”, completou, ressaltando que a Clínica de Hemodiálise do Hospital Alayde Costa, está credenciado na rede 100% SUS para atendimento a pacientes de Salvador e municípios vizinhos, além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento.

Para serem atendidos no hospital, os pacientes precisam ser regulados através da Central de Regulação de nefrologia do Estado.

Dados – Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Sua principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. O problema é que, muitas vezes, por falta de prevenção, as pessoas podem descobrir problemas renais em fases muito avançadas das lesões. A Doença Renal Crônica (DRC), que consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins, é a mais grave delas.

Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) relativos a 2022, o número de pacientes com DRC avançada é crescente e, atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.