O Dia Mundial da Lavagem das Mãos é celebrado em 15 de outubro e visa incentivar uma cultura de higienização correta das mãos. Para marcar a data, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Metropolitano realizaram uma oficina com colaboradores de diversos setores, para lembrar a importância da higienização correta no dia a dia da unidade de saúde.
Durante a dinâmica, os participantes eram vendados e, sem saber, recebiam tinta no lugar do álcool em gel para higienizar as mãos, seguindo todas as etapas. Ao final, quando desvendados, verificavam se tinham conseguido fazer o processo corretamente, limpando todos os lugares, das pontas dos dedos até o punho, ou tinham ficado sem passar o “higienizante” em algum ponto.
De acordo com a enfermeira Ingrid Amorim, do SCIH, a oficina serviu para chamar a atenção de toda a equipe assistencial para os cuidados com a higienização das mãos antes e depois de manipular os pacientes. Essa é uma medida básica de cuidado que pode reduzir a transmissão de microrganismos entre pacientes e, consequentemente, diminuir a mortalidade e adoecimento por infecções previsíveis.
A conscientização dos profissionais de saúde é fundamental para evitar a transmissão de microrganismos por contato. Portanto, é essencial a divulgação da prática da lavagem correta das mãos.