Para alertar sobre a importância do rastreamento do câncer de mama, a Comissão de Humanização do Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa, promoveu um ciclo de palestras nessa terça-feira (29). Durante a manhã, os colaboradores assistiram a explanação dos enfermeiros Raíssa Silva e Michel Reis.
Além de falar sobre o tema, Raíssa contou a sua experiência com o câncer de mama, alertando o público para a necessidade de prestar atenção no próprio corpo para perceber quando tem algo errado. Ela, que ficou dois anos sem procurar um especialista, percebeu um caroço grande na mama, sendo diagnosticada já em um estágio avançado, aos 32 anos.
Michel, que teve experiência com pacientes oncológicas, levou dados e informações do Ministério e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, além de exemplos de mamas acometidas pela doença. Ele alertou que é fundamental realizar exames periodicamente para a detecção de forma precoce e tratamento adequado.
Além disso, o enfermeiro fez uma dinâmica para lembrar aos participantes da importância do autocuidado, especialmente para quem se dedica a cuidar do outro. Na semana passada, a equipe do Hospital promoveu o dia do rosa, como forma de reforçar a campanha de conscientização, e distribuiu brindes para as mulheres.