O auditório do Hospital Metropolitano recebeu uma palestra especial em alusão à campanha “Setembro Amarelo: Vamos falar sobre isso?”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e da promoção da vida. A atividade foi conduzida pela psicóloga Helena Gonçalves, que trouxe reflexões sobre a valorização da vida, a prática do autocuidado e a construção da autoestima como pilares fundamentais para a saúde emocional.
Durante sua fala, a profissional destacou sinais de alerta que podem indicar sofrimento psíquico e reforçou a relevância da escuta, do diálogo e da rede de apoio no enfrentamento de momentos difíceis. “Precisamos entender que ouvir, acolher e praticar o autocuidado são atitudes essenciais. Afinal, quem cuida dos cuidadores? Para cuidar bem de outras pessoas, precisamos primeiro cuidar de nós mesmos”, destacou Helena.
Em um ambiente sensorial e acolhedor, a psicóloga conduziu a “dinâmica do abraço”, que simbolizou apoio mútuo, empatia e respeito às diferenças. Também apresentou vídeo sobre o tema, e orientações sobre locais de ajuda e compartilhou dicas práticas de autocuidado, como cuidar da saúde física, fazer terapia, respeitar limites pessoais, evitar comparações, manter boas noites de sono, ter alimentação saudável e hidratação adequada. Helena ainda ressaltou a importância de incluir a prática de atividades físicas, em qualquer modalidade, como aliada na prevenção do sofrimento mental.
O “Setembro Amarelo” é uma campanha mundial dedicada à conscientização sobre a saúde mental, que incentiva o diálogo, o acolhimento e a valorização da vida como forma de prevenção.
Além da palestra, o Hospital Metropolitano, unidade de saúde do Governo do Estado da Bahia gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa, preparou um painel temático nos corredores da unidade, com frases de incentivo e mensagens de valorização da vida, reforçando a campanha Setembro Amarelo. A ação foi organizada pela Comissão de Humanização e integra o conjunto de iniciativas voltadas para a promoção da saúde mental, o cuidado humanizado e a atenção integral aos colaboradores.