Faça a sua doação
01 de setembro Hospital Metropolitano

Hospital Metropolitano sedia Masterclass sobre novas técnicas de cirurgia bariátrica, evento inédito na rede pública do SUS na Bahia

Hospital Metropolitano sedia Masterclass sobre novas técnicas de cirurgia bariátrica, evento inédito na rede pública do SUS na Bahia

O Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado com atendimento 100% SUS, sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, foi palco, no dia 30 de agosto de 2025, de um evento técnico-científico inédito na rede pública estadual de saúde. Trata-se da Masterclass SADi-S & Bipartição 2025, que reuniu profissionais de diversas especialidades para realizar, discutir e acompanhar sobre novas técnicas e conhecimentos avançados em cirurgia bariátrica.

A programação incluiu a transmissão ao vivo de três cirurgias através de moderna estrutura audiovisual, conduzidas pelos médicos de referência nacional, como Dr. Victor Dib e Dr. Eudes Godoy e  Dr. Erivaldo Alves , além de mesas de atualização científica, debate multidisciplinar e apresentações sobre protocolos modernos de acompanhamento.

O objetivo do evento foi promover capacitação prática e integração multidisciplinar, atendendo às necessidades de diversos profissionais da área da saúde, com foco especial em cirurgiões bariátricos e gerais, endocrinologistas e nutricionistas, além de residentes e estudantes da área da saúde interessados em cirurgia metabólica.

O evento é uma parceria com o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) e a empresa Solí, e destacou duas técnicas que vêm ganhando relevância no cenário internacional: o SADI-S (switch duodenal com anastomose única) e a bipartição intestinal, procedimentos que têm sido cada vez mais utilizados no tratamento da obesidade e de doenças metabólicas relacionadas.

Referência em Saúde Pública, o Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital Metropolitano, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acaba de completar um ano de funcionamento. Sob a coordenação do Dr. Erivaldo Alves, o setor conta com uma equipe multidisciplinar no ambulatório, em parceria com o Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA).

Para a diretora-geral do Hospital Metropolitano, Janille Reis, a iniciativa simboliza um avanço para a rede pública baiana. “Este evento representa um marco para a rede pública de saúde na Bahia. Ao reunir especialistas de referência nacional e discutir técnicas cirúrgicas de última geração, reafirmamos o compromisso do Hospital Metropolitano em ser um centro de excelência dentro do SUS”. De acordo com Janille, o objetivo é ampliar o acesso a procedimentos modernos e seguros, qualificando continuamente nossas equipes e transformando a vida dos pacientes. “É um orgulho oferecer, no âmbito do SUS, um espaço de inovação, ensino e integração multidisciplinar”, concluiu.