Um gesto de solidariedade e cuidado marcou o dia dos pacientes do Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC). A unidade recebeu uma ação especial de humanização e beleza promovida pelos alunos do Instituto Duque dos Cortes. Para resgatar a autoestima, eles realizaram cortes de cabelo, design de sobrancelhas e cuidados com a barba entre os pacientes internados.
A iniciativa foi viabilizada por Gildenor Júnior, paciente em tratamento de hemodiálise no INAC há cinco anos. Ele descobriu na barbearia uma nova perspectiva de vida, a partir do apoio recebido da equipe multiprofissional da instituição. “Com incentivo dos psicólogos e assistentes sociais, decidi fazer um curso de barbearia. Foi com o Duque dos Cortes que aprendi a profissão e encontrei uma forma de complementar minha renda. Como forma de retribuir tudo que recebi aqui, trouxe meus colegas de curso para fazermos esse trabalho voluntário juntos”, contou Gildenor.
O Duque dos Cortes é um instituto que une capacitação profissional e solidariedade. Em uma década, já impactou centenas pessoas em situação de vulnerabilidade com atendimentos gratuitos realizados por seus alunos em praças, hospitais e instituições sociais. Esta é a segunda vez que a ação é realizada na unidade, graças a essa parceria.
Para o INAC, a humanização é uma das prioridades no tratamento, pois a maioria dos pacientes internados é de longa permanência e eles precisam de um olhar especial e muito amor. Além de ações de autocuidado, o centro de referência em nefrologia realiza oficinas de artes, jogos e sessões de cinema semanalmente. O objetivo é criar um ambiente de acolhimento, no qual os pacientes se sintam ouvidos e respeitados.