O Shopping Barra abriu um espaço para conversas com especialistas, explicações sobre a creatinina – indicador relevante da função renal, medição arterial e distribuição de senhas para realização de exames. Quem participou realizou os exames nas 23 unidades do Leme presentes em Salvador e Lauro de Freitas. Em caso de alteração, a pessoa é encaminhada para consulta no Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), localizado no Alto da Terezinha.
O laboratório Leme, realizador da ação em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Bahia (SBN-BA), disponibilizou 300 senhas para os participantes do evento. Toda a ação realizada teve em vista conscientizar as pessoas sobre as doenças renais em meio às iniciativas do Dia Mundial do Rim, celebrado na segunda quinta-feira do mês de março.
Na ocasião, o Leme e a SBN-BA destacam a creatinina – substância gerada pela degradação da creatina, que tem a função de fornecer mais energia para os músculos. Ela é filtrada pelos rins e excretada pela urina. Quando a função renal está comprometida, a excreção é reduzida e os níveis da creatinina no sangue tendem a aumentar. “O exame de creatinina faz parte do check-up médico anual e é importante para avaliar a saúde dos rins e detectar fases precoces da doença renal crônica, evitando complicações”, explica a diretora médica do Leme, Dra. Marla Cruz.
Com isso, disseminar informações sobre os problemas renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado foi o objetivo da ação.